quinta-feira, 19 de maio de 2011

Artigos nos jornais DIÁRIO DE COIMBRA e diário AS BEIRAS - Quinta-Feira, 19 de Maio

Diário de Coimbra
Fotos de: Carlos Araújo

Diário As Beiras
Fotos de: Carlos Jorge Monteiro

Aproveita e dá uma olhada no artigo que saiu ontem (18 de Maio) no jornal universitário A Cabra: Artigo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Coimbra Lacrosse vs Sevilla Lacrosse

Decorreu este Domingo, no Estádio Universitário de Coimbra, a sexta e última jornada da Liga Ibérica de Lacrosse (LIL), evento desportivo integrado na Queima das Fitas 2011. Em campo esteve a equipa da casa, Coimbra Lacrosse para defrontar a equipa de Sevilla Lacrosse. Por Coimbra jogaram: João Pedro Duarte e Paulo Lopes (Guarda-Redes), Telmo Santos, Patrique Oliveira e Victor Sobeski (Defesas), Miguel Montiel, Francisco Fonseca, João Martins, Philipe Botas e Rui Andrade (Médios), Diogo Ramos, Ângelo Pinto, Jaime Ribeiro e Kajetan Statkiewicz (Avançados). Numa tarde de muito calor, foi bom ter visto algum público nas bancadas constituído, sobretudo, por familiares e amigos dos jogadores. O resultado final do primeiro jogo oficial de Lacrosse em Portugal foi de 7-3 para Coimbra, num jogo muito bem disputado.

Á semelhança da jornada em Sevilha, o jogo não começou da melhor forma para a equipa de Coimbra. Verificou-se aquela ideia de que "quem não marca, arrisca-se a sofrer". Mesmo com muitos ataques realizados, os jogadores de Coimbra, devido a algum nervosismo e alguma falta de comunicação a defender, terminaram o 1º período a perder por 0-2. O primeiro golo do jogo foi marcado pelo número 10 de Sevilha, Álvaro Ledesma depois de um grande passe do número 11, Carlos Rodríguez Romero. Já o segundo para a equipa andaluza, foi de António Gavira, jogador que está nomeado para Rookie da LIL. Há que destacar as grandes defesas feitas pelo guarda-redes da equipa de Sevilha, Gonzalo Mendonza.

No segundo período, depois de discutidas as falhas durante o intervalo, Coimbra Lacrosse entrou melhor em campo, com vontade de mostrar o que vale e virar o resultado. Depois de muita insistência, Coimbra conseguiu o seu primeiro golo por Francisco Fonseca. Contudo, a equipa de Sevilha respondeu logo de seguida com um golo do número 11, Carlos Romero tendo sido assistido pelo número 0, Javi Gutierrez, capitão da equipa de Sevilha. Não querendo baixar os braços, a equipa da casa continuou a atacar até que, a passe de Miguel Montiel, o número 15 de Coimbra, Kajetan Statkiewicz fez o 3-2, resultado com que terminou o período.

Tudo estava ainda em aberto. O terceiro período começou de uma forma bastante equilibrada até que, Diogo Ramos fez o seu primeiro golo pela equipa de Coimbra, depois de uma assistência de Francisco Fonseca. Este foi o golo que deu ainda mais força para levar de vencido o jogo. Com grandes melhorias na defesa e na ligação ataque-defesa, Coimbra começou a dominar cada vez mais a partida, o que resultou no quarto golo e segundo no jogo por parte do número 11, Francisco Fonseca.

No quarto e último período, já com muito cansaço acumulado, Coimbra Lacrosse conseguiu marcar mais três golos, fechando o resultado em 7-3. O primeiro foi então apontado por Kajetan Statkiewicz, com assistência de Francisco Fonseca. Diogo Ramos apontou depois também o segundo golo no jogo, a passe do jogador Telmo Santos que recuperou a bola na defesa. O último golo da partida, foi da autoria de Miguel Montiel com assistência de Kajetan.

Foi um grande jogo que terminou com a primeira vitória para a equipa de Coimbra Lacrosse. O esforço de cada jogador deu mais força à equipa.

No final, deu-se a entrega das taças de 1º, 2º classificado e melhor jogador da jornada, medalhas para todos os jogadores e também medalha para melhor jogador da jornada e melhor marcador.

Em nome de Coimbra Lacrosse, quero agradecer a todos os jogadores de Sevilha por tudo o que deram em campo, pelo seu esforço e por nunca terem desistido. MUITO OBRIGADO! Depois, desejar muito boa sorte também ao Kajetan que vai voltar para a Polónia e também ao defesa de Sevilha, Mirko Ruf que vai voltar para a Alemanha.

Em último lugar, um muito obrigado à Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2011, principal apoio deste evento, mas também ao Estádio Universitário de Coimbra, à Associação Cristã da Mocidade, ao Grand Hostel de Coimbra e ao Bar do Centro Cultural Norton de Matos.

sábado, 7 de maio de 2011

6ª Jornada da Liga Ibérica de Lacrosse - Coimbra

No dia 15 de Maio, integrado na Queima das Fitas 2011, vai-se realizar a 6ª Jornada da 1ª edição da Liga Ibérica de Lacrosse. Este será o primeiro jogo oficial de Lacrosse jogado no país e irá envolver as equipas de Coimbra vs Sevilha/UEM/Madlax. O jogo terá a duração de 80 minutos (4 períodos de 20 minutos) e no final haverá a entrega da taça do vencedor da competição como também prémios da jornada.

Local: Estádio Universitário de Coimbra
Hora: 15H

Para quem quiser experimentar a modalidade, há a possibilidade de, durante os intervalor, poder aprender as técnicas básicas.

Este é um evento que conta com o apoio da Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2011, Estádio Universitário de Coimbra, Associação Cristã da Mocidade (Coimbra) e Grand Hostel de Coimbra.

by: Denise Silva